sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Missão Carpina
Membros da Crux Sacra participam de retiro de espiritualidade 

Membros e pré-discípulos da Comunidade Crux Sacra (CCS), Missão Carpina/PE, participaram, nos dias 19 e 20 de janeiro, de um retiro de espiritualidade no Centro Pastoral da Diocese de Nazaré, em Carpina. O encontro, que reuniu missionários dos elos de vida e aliança, marcou o início do ano formativo na Comunidade e deu abertura aos trabalhos de evangelização desenvolvidos na própria missão. 

O retiro começou às 19h do sábado, 19, com um momento de louvor e uma dinâmica de oração e partilha. Em seguida, diante de Jesus Sacramentado, o formador geral da CCS Jair Nascimento ministrou um momento de cura interior e, posteriormente, de ação de graças a Deus pelo chamado ao carisma Crux Sara.  

Membro consagrada da Crux Sacra, Joseane Santos descreve a vocação Crux Sacra como sendo a sua própria vida: “Esse é um lugar onde eu me encontro com Deus e posso ser d’Ele; é onde sou feliz”, expressa convictamente. 

No domingo, 20, após as orações das laudes e do terço mariano no início da manhã, os missionários participaram de uma palestra sobre o Concílio Vaticano II – tendo em vista a comemoração dos seus 50 anos pela Igreja no ano passado. 

Missionário da Crux Sacra Josinaldo Tavares
Durante a palestra, em que se falou dos frutos que o Concílio trouxe à Igreja Católica do mundo inteiro (como por exemplo: o protagonismo dos leigos, a explosão da Renovação Carismática Católica e o surgimento das Comunidades Novas), o missionário da Crux Sacra Josinaldo Tavares também partilhou a experiência que vivenciou no IV ENMEAL (encontro que reuniu diversas expressões dos leigos do país), do qual a Comunidade Crux Sacra não só participou como representou a Diocese de Nazaré. 

Para Josinaldo, a importância de conhecer um pouco mais sobre o Vaticano II deve-se à necessidade de entender melhor a própria história. 

Josinete Alves, cofundadora da
Comunidade Crux Sacra
Ainda na parte da manhã, a cofundadora da Crux Sacra Josinete Alves ministrou uma palestra sobre a palavra que será vivenciada por toda a Comunidade durante o ano de 2013: Jesus Cristo crucificado: expressão de Fé (a mesma palavra do ano passado). 

Nas suas palavras, todos são chamados a anunciar Jesus Cristo crucificado, em seu amor, como uma expressão de fé para os tempos atuais – o que os coloca em comunhão com a Santa Igreja, que na pessoa do Papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé. 

A partir dessa direção, Josinete revela o que acredita ser o maior desafio para a Comunidade em geral: “Deus nos convida a expressar para o mundo que somos homens e mulheres novos”, declara. 

Diana Maria, formadora do elo
de aliança Crux Sacra
À tarde, os missionários participaram ainda de uma palestra sobre o tripé da Comunidade (formação, fraternidade e missão), ministrada pela formadora da Crux Sacra Diana Maria. 

Coordenadora da Missão Carpina
Joseane Santos
O retiro terminou após as considerações feitas pela coordenadora da missão Carpina, Joseane Santos, que agradeceu a todos pelo empenho e dedicação durante o ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário