quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bento XVI: "A oração abre a porta da nossa vida a Deus"



Papa Bento XVI encontrou-se na manhã desta quarta-feira com fiéis e peregrinos provenientes de todas as partes do mundo para a habitual Audiência Geral. Na Praça da Liberdade, que fica diante da residência de Castel Gandolfo, onde o Pontífice se encontra neste período de verão europeu, o Papa dedicou sua catequese a São Domingos de Gusmão, que a Igreja recorda hoje, 8 de agosto. São Domingos de Gusmão, sacerdote e Fundador da Ordem dos Frades Pregadores – disse – nos recorda “que na base de todo testemunho está a oração, pois em relação constante com o Senhor se recebe a força para viver intensamente cada momento, e enfrentar até mesmo as maiores dificuldades”.

Bento XVI recordou inicialmente que numa precedente Catequese, tinha já recordado essa importante figura e a sua fundamental contribuição para a renovação da Igreja do seu tempo. Na Catequese de hoje o Papa quiz destacar um aspecto essencial da sua espiritualidade: a sua vida de oração.

“São Domingos foi um homem de oração. Apaixonado por Deus, não teve outra aspiração além da salvação das almas, em particular daquelas que caíram nas redes da heresia; imitador de Cristo, encarnou radicalmente os três conselhos evangélicos unindo à proclamação da Palavra um testemunho de vida pobre; sob a guia do Espírito Santo, progrediu no caminho da perfeição cristã. Em cada momento, a oração foi a força que renovou e tornou cada vez mais fecundas as suas obras apostólicas”.

Em seguida o Papa afirmou que em São Domingos podemos ver um harmonioso exemplo de integração entre contemplação dos mistérios divinos e atividade apostólica. Segundo testemunhos de pessoas a ele muito próximas, “ele falava sempre com Deus ou de Deus”. Apesar de não ter deixado escritos sobre a oração, a tradição dominicana recolheu e repassou a sua experiência de vida numa obra intitulada: “As nove maneiras de rezar de São Domingos”, composta entre 1260 e 1288 por um Frade dominicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário