quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bispo sugere que escolas tenham atividades dedicadas às famílias

Da Redação, com CNBB

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, enviou uma carta aos Centros Educacionais do Brasil sugerindo que as escolas tenham em seu calendário atividades dedicadas à família. A sugestão insere-se no contexto da Semana Nacional da Família.

Entre os objetivos desta parceria da Comissão da CNBB e as escolas, está a necessidade de “provocar e desafiar os pais dos alunos a (re) assumirem cada vez mais a missão para que sejam os primeiros educadores dos valores humanos e autênticos transmissores da fé cristã”.

Além disso, a Comissão deseja incentivar o crescimento da espiritualidade na família dos alunos, para que o lar seja um ambiente de partilha e desenvolvimento da fé, onde a vida deve ser respeitada desde sua concepção até a morte natural.

Confira abaixo a íntegra da carta:

Brasília, 10 de junho de 2013

Prezado irmão (ã),

Agradeço a dedicação às crianças e adolescentes na educação cristã, num momento em que se multiplicam situações que colocam em risco o caminho de maturidade e a própria existência de muitos jovens, ao mesmo tempo em que emergem ataques cada vez mais intensos à família cristã.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB, atenta a essas realidades, está procurando fortalecer as relações familiares através de inúmeras ações evangelizadoras, produzindo, inclusive, diversos subsídios que podem auxiliar nesta tarefa.

A cada ano é escolhido um tema que orienta essas iniciativas. Neste ano, o grande tema é “A transmissão e educação da fé cristã na família”.

Reconhecendo a potencialidade das suas atividades educacionais cristãs quer com crianças e adolescentes, quer com os pais, venho por meio desta, pedir que avalie a conveniência de uma cooperação com a CEPVF, que presido, com a finalidade de expandir e fortalecer nosso esforço evangelizador.

A CEPVF vem organizando há muitos anos a “Semana Nacional da Família”, que se realiza na 2ª semana de agosto. Neste ano, o tema será: “A transmissão e educação da fé: tarefa dos pais”. Seria de extraordinária importância que a rede de centros educacionais que o senhor coordena, incorporasse a “Semana Nacional da Família” como temática anual no calendário escolar.

Também seria desejável que fosse apresentado, para ser utilizado como um dos instrumentos de trabalho, se considerar conveniente, o subsídio “Hora da Família”, que contem: 7 roteiros de reflexão sobre o tema, 7 histórias de casais beatificados e roteiros para celebrações em família. Esperamos estabelecer formas de cooperação tendo em vista o bem da família e a educação das novas gerações, no horizonte da Nova Evangelização, procurando concretizar em nossa história o desígno de Deus.

Que Deus abençoe e torna cada vez mais fecundo o seu trabalho na educação cristã.
Saudações em Cristo Ressuscitado.

Dom João Carlos Petrini
Bispo de Camaçari (BA)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário