quinta-feira, 22 de novembro de 2012

IGREJA DO BRASIL REALIZA IV ENMEAL COM PRESENÇA DAS COMUNIDADES NOVAS

Por Josinaldo Silva 
Com. Crux Sacra

Missionários da Crux Sacra (Jair Nascimento,
à equerda; e Josinaldo Tavares, à direita)
e Laudelino dos Santos (Presidente do Conselho
Nacional do Laicato do Brasil), no meio
No período de 02 a 04 de novembro, aconteceu o IV ENMEAL – evento que reuniu representações de Movimentos, Associações e Comunidades Novas do Brasil. O encontro foi sediado no Colégio Salesiano, na Boa Vista, centro da cidade do Recife-PE. 

Organizado pela Comissão Episcopal para o Laicato - Setor Leigos, o encontro teve como tema “O Concílio Vaticano II: Carisma, Compromisso, Participação e Organização”. Diante da celebração dos 50 anos do Vaticano II, leigos reunidos e assistidos por bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos partilharam os frutos da ação do Espírito Santo na Igreja durante esses 50 anos, bem como os desafios para vivenciar a graça proveniente do Vaticano II nos tempos atuais e no campo de ação próprio dos leigos. 

A programação do encontro contou com exposições, trabalhos em grupos, oficinas, avaliação das ações de comunhão entre os leigos; sempre visando a unidade do povo de Deus. As Celebrações Eucarísticas aconteceram no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e contou com significativa participação dos pastores da Igreja. Bispos como Dom Antônio Fernando Saburido (arcebispo de Recife e Olinda), Dom Alberto Taveira Corrêa (bispo que acompanha as Comunidades Novas) e Dom Severino Clasen (presidente da Comissão Episcopal para o Laicato) estiveram presentes no encontro e presidiram a Eucaristia. Também estiveram presentes os bispos Dom Bernardino (Dom Dino) e Dom Giovani, referenciais de realidades laicais. 

A presença de um dos membros do Pontifício Conselho para os Leigos e presidente da Catholic fraternity Communities, Matteo Calisi, também foi muito positiva no encontro. Ele falou da importância do testemunho de cada cristão para o bem da Igreja, dizendo que a Europa evangelizou o Brasil e agora é a vez do Brasil evangelizar a Europa. 

A participação das Comunidades Novas também foi de grande importância. Mais de 50 Comunidades novas estiveram presentes, entre elas, a Canção Nova, Obra de Maria, Shalom, Doce Mãe de Deus e a Crux Sacra. 

As Comunidades Novas reúnem leigos entre seus membros. Em muitas, os fundadores são leigos. A participação das Comunidades Novas nesse encontro expressou a atenção que a CNBB tem direcionado as realidades e necessidades dessa nova expressão dos carismas do Espírito Santo na Igreja. 

Durante o encontro, a Comunidade Crux Sacra, Pedro (RCC PE) e Víctor (Neocatecumenato), entre outros, representaram, também, a Diocese de Nazaré. Estes atuam no serviço a Igreja e vivem a comunhão em paróquias da Diocese de Nazaré, Pernambuco, que tem como pastor o bispo Dom Severino Batista de França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário