terça-feira, 17 de julho de 2012

Mais de 10 mil católicos pedem respeito à liberdade religiosa no Vietnã


Mais de dez mil católicos saíram às ruas na Diocese de Vihn, no Vietnã, neste domingo, 15, para exigir às autoridades civis o respeito à liberdade religiosa, após violentos ataques contra sacerdotes e fiéis, que tiveram seu último capítulo em Con Cuong, no dia 1º de julho.

Na ocasião, segundo mensagem da diocese vietnamita, policiais, soldados e vândalos ocuparam a capela de Con Cuong, profanaram o espaço sagrado e destrupiram uma imagem da Virgem Maria, atacando também um sacedote e vário fiéis, com o objetivo de impedir a celebração da Eucaristia.

Durante a caminhada de protesto, os católicos exibiram bandeira do Vaticano e cartazes com mensagen com os dizeres: "A liberdade religiosa é um direito" e "Protegeremos a Igreja". Os fiéis expressaram também seu mal-estar ante os recentes ataques e censuraram especialmente a destruição da imagem da Santísisma Virgem Maria. A fotografia da imagem destrupida foi divulgada como a prova mais clara da perseguição violenta.

Nos dias que antecederam à passeata, as autoridades tentaram intimidar os fiéis, estacionando veículo blindados e armado junto à residência do bispo de Vihn. Nas províncias de Quang Bihn, há Tinh e Nghe An, patrulas de soldados percorreram os arredores das igrejas, ameaçando os católicos.

 Apesar das ameaças,no entanto, milhares de católicos caminharam durante a noite de sábado e se fizeram presentes nos pontos de encontro assinalados pelos organizadores da manifestação. O protesto foi realizado de forma pacífica e apenas em um lugar, Bot Da, aconteceram enfrentamentos com a polícia, que interrompeu a celebração de um Eucaristia.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por GaudiumPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário