sexta-feira, 13 de julho de 2012

Após longo tempo Capela secular de São Gonçalo é restaurada




A Capela esta localizada na comunidade do Engenho Ubú, na paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Goiana/PE, Diocese de Nazaré, onde os moradores estão muitos felizes com este feito, pois a cerca de a capela estava desativada a cerca de seis anos.

A Igreja (Capela)e datada do tempo das invasões Holandesas a Pernambuco em 1630. Os holandeses nos ataques a Goiana. Entre as barbáries praticadas, em 12 de julho de 1633, está o caso de Hendrik Schilt que mandou assassinar o Padre Álvaro Mendes de Elvas, Capelão do Engenho Ubú, para roubar a Capela de São Gonçalo.

A capela passou os longos dos anos em ruínas, mais com esforço dos moradores da comunidade local com ajudado no que podiam em suas doações e trabalho voluntario; promovendo festas, assim angariando fundos para comprar materiais para a reforma como tijolos, cimentos, telhas, e pedindo doações aos comerciantes de Goiana, Itapissuma e igarassu, pois o engenho fica no limite destes três municípios.
Falta para a Capela ser concretizada, o Piso, que são 168 metros de Cerâmica, a construção de um banheiro e o sino medindo 44 cm de altura e 38 cm de boca, sendo do sistema fixo. Da antiga capela só restou quatro bancos de madeira o resto foi roubado, ação de vandalismo local. Ainda os quadro da via sacra, crucifixo, e em ESPECIAL a imagem secular de São Gonçalo, que se encontra no arquivo do museu de arte sacra de Goiana desde o período que a igreja se encontrava em ruínas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário