quarta-feira, 13 de novembro de 2013



Missionários da Crux Sacra apresentam relato de experiência 
 no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em Natal

 Da redação, com Muticom

Missionários da Crux Sacra: Dênes Souza e Paula Patrícia
Membros da Crux Sacra participaram do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que aconteceu no período de 27 de outubro a 01 de novembro, na cidade de Natal (RN). O evento foi uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Arquidiocese de Natal, Signis Brasil, além de unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).



Ir. Élide Fogolari (de verde)
Esta foi a primeira vez que o Muticom aconteceu em parceria com uma universidade pública – o que, na opinião da assessora de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB, Ir. Élide Fogolari, incentivou o “debate acerca de comunicação e cidadania”. O coordenador acadêmico do Mutirão e professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Juciano Lacerda, declarou que a parceria teve resultados positivos: “A realização deste evento significou a possibilidade de intercâmbio da comunicação feita nas comunidades e academia, gerando troca de experiências”.  


Na ocasião, os missionários Dênes Souza e Paula Patrícia apresentaram um relato de experiência sobre o Departamento de Comunicação e Marketing Crux Sacra.  A experiência, que abordou a relação entre assessoria de comunicação e evangelização, foi exposta no Grupo de Trabalho (GT) "Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos".

Para Dênes, a participação no encontro foi bastante enriquecedora, sobretudo pela oportunidade de trocar experiências e aprender com pessoas que desenvolvem esse trabalho dentro e fora do ambiente religioso. 
  
A cerimônia de abertura aconteceu às 19h do domingo, 27, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. Nos dias seguintes, as atividades do Mutirão – que incluíram palestras e Grupos de Trabalho (GTs) – foram realizadas no Campus da UFRN. Todos os dias, a programação do evento iniciava com um momento de espiritualidade: missas, leitura orante da Palavra de Deus e oração das Laudes. 

Professor Doutor Muniz Sodré
A primeira palestra, sobre o tema central do encontro (“Comunicação e participação cidadã: meios e processos”), foi feita pelo professor doutor Muniz Sodré, emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As demais palestras foram realizadas, nos outros dias do evento, respectivamente: pela professora doutora Raquel Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – “Comunicação comunitária e construção da cidadania”; pelo jornalista e professor doutor Elson Faxina (UFPR), – “Jornalismo público e cidadania”; pelo professor doutor Manuel Carlos Chaparro (USP) e professor doutor Laurindo Lalo Leal Filho (USP) – “Conteúdo e Mensagens dos MCS: olhares críticos e questões contemporâneas”.

Estavam presentes, ainda, no Mutirão, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o  presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa e a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, fsp. 

O evento – que no próximo ano acontecerá pela segunda vez na cidade de Vitória (ES) – terminou na tarde da quinta-feira, 31, com um show da cantora Elba Ramalho.
Irmã Helena Corazza
Dom Dimas Lara Barbosa
Cerimônia de Abertura
Missa de Abertura no Ginásio de Esportes da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário