sexta-feira, 20 de setembro de 2013



Fundador da Crux Sacra participa de Seminário para Novas Comunidades

Comunidade Crux Sacra
com CNBB


No período de 23 a 25 de agosto, o fundador da Comunidade Crux Sacra Leonaldo Cordeiro participou do II Seminário para as Novas Comunidades que aconteceu na casa de Encontros da Comunidade Católica Canção Nova, em Lavrinhas (SP).  O evento foi organizado pelo Setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e a coordenação da Fraternidade das Novas Comunidades Regional Brasil. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e partilha de experiências entre a CNBB e as Comunidades Novas.

O encontro contou com a presença de dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis (TO) e referencial para as novas comunidades; dom Pedro Conti, bispo de Macapá (PA); dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém (PA) – que presidiu a missa de abertura; dom Roberto, do Rio de Janeiro; Geraldo Aguiar, assessor do Setor Leigos da CNBB; e vários representantes da fraternidade das novas comunidades.
Leonaldo Cordeiro (ao centro), Dom Pedro Conti (à esquerda) e Dom Gionae (à direita)









Durante o encontro, que girou em torno do tema central “Leigos” (que será pauta da Assembleia dos Bispos em 2014), partilhou-se sobre a historia do leigo na Igreja e também sobre a missão e vivências das novas comunidades (nas paróquias) no âmbito do relacionamento entre bispos e padres. Houve também testemunhos de representantes de algumas comunidades católicas mais antigas acerca dos desafios encontrados dentro dessas realidades de vida, bem como dos frutos e benefícios que elas têm trazido à Igreja.

Com base no que ouviram, os bispos expressaram seu ponto de vista sobre esse novo modo de viver e elogiaram a disposição, a coragem, a ousadia e o testemunho de vida fraterna e comunitária das novas comunidades.  Sobre isso, Dom Pedro Conti revelou que o segredo talvez esteja em “acreditar mais no diálogo de ambos os lados, para o bem e o crescimento da Igreja toda”. Para ele, todo esse novo e essa “diversidade entre os batizados” tem emergido para “enriquecer toda a Igreja, para fazê-la crescer na unidade e na paz”.


Para Leonaldo Cordeiro, a participação neste Seminário foi uma oportunidade de dar testemunho desse novo estilo de vida para a Igreja do Brasil. “Para mim, de um modo todo especial, esse encontro foi um grande sinal das promessas de Deus para nós, Comunidade Crux Sacra. Estávamos lá, representando as mais de 700 comunidades espalhadas pelo país; e isso me impulsionou a querer ir mais além e também estimular os meus filhos espirituais a serem fiéis ao seu chamado, a fim de que possamos contribuir ainda mais com a missão da Igreja em evangelizar o povo de Deus”, expressou.

Escola de Formadores




Dias antes, o fundador da Comunidade Crux Sacra esteve na Escola de Formadores que aconteceu na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), no período de 20 a 22 de agosto. Leonaldo foi convidado pelo formador geral da Canção Nova, o Pe. Wagner Ferreira. O encontro, que versou sobre o tema “A Arte de Ajudar”, foi palestrado pela irmã Maria Ângela.

Leonaldo Cordeiro e irmã Ângela
Durante a Escola, foram estudados alguns documentos da Igreja, dentre eles o da ‘Vida Consagrada’. Temáticas como ‘desafios dentro da vida comunitária’, ‘acompanhamento pessoal’, ‘discernimento vocacional’ e ‘como escolher um bom formador’ também foram abordadas ao longo do encontro.

Para Leonaldo Cordeiro, a Escola de Formadores foi uma oportunidade de rever o que pode e precisa ser melhorado dentro da realidade formativa da Comunidade Crux Sacra, a fim de oferecer aos formadores métodos e conteúdos que facilitem a compreensão e efeito do carisma (por meio do trabalho de formação) na vida dos membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário