sábado, 20 de abril de 2013


Crux Sacra realiza Festa da Misericórdia

"Um ato de fé: se queres, tu podes"




No dia 07 de abril, domingo, centenas de pessoas entre jovens, crianças e adultos reuniram-se no Centro Pastoral da Diocese de Nazaré, em Carpina/PE, para a Festa da Divina Misericórdia. Organizado pela Comunidade Crux Sacra, o evento contou com a participação de apóstolos da Misericórdia, famílias que recebem a capela de Jesus Misericordioso, bem como toda família Crux Sacra. Marcaram presença também os padres Christiano de Souza (Paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto, Buenos Aires-PE) e Pedro Francisco (Paróquia de São Sebastião, Surubim-PE).

Oficializada como festa universal pelo Papa João Paulo II, a festa da Misericórdia foi um pedido feito pelo próprio Jesus à Santa Faustina. “A Festa da Misericórdia saiu das Minhas entranhas. Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa” (D. 699). O próprio Jesus declarou que, neste dia, de um modo todo especial, estariam largamente abertas as entranhas de sua infinita e insondável Misericórdia: “Neste dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças” (D 699).


Erick e Tatiana com a filha Maria Rosa
Um dos grandes presentes da Festa foi o testemunho do casal Tatiane e Erick, da cidade de João Alfredo, interior de Pernambuco. Eles falaram de um grande milagre de Deus que aconteceu em suas vidas, após uma profecia feita pela cofundadora Josinete Alves num momento de adoração realizado na Festa da Misericórdia do ano passado. Na ocasião, Tatiana – que tinha acabado de perder um filho – pôs sua inteira confiança na proclamação de que Deus haveria de lhe restituir essa grande perda. Três meses depois, ela descobriu que estava grávida novamente. E na Festa deste ano, Tatiana veio com o seu esposo apresentar o grande fruto da Misericórdia de Deus: a linda menina Maria Rosa.


Cofundadora Josinete Alves com a menina Maria Rosa

O encontro começou às 08:30h, com uma apresentação do ministério de teatro e dança da Comunidade, que fez a encenação do espetáculo “A bagagem”. No musical, foram abordadas reflexões sobre a necessidade de esvaziarmos nossa “bagagem interior” de tudo o que nos impede de viver a vontade de Deus; de todo o lixo que vamos acumulando ao longo do caminho e que, pouco a pouco, acabam nos impedindo de confiar, amar e de sermos verdadeiramente felizes.


Logo em seguida, o missionário da Crux Sacra Remerson Borges deu um breve testemunho e conduziu um momento de oração voltado ao perdão.



Pe. Christiano de Souza em pregação na Festa da Misericórdia
A pregação do encontro foi feita pelo Pe. Christiano de Souza, da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto. Ao partilhar sobre o tema (“Um ato de fé: se queres, tu podes”), Pe. Christiano disse que a nossa liberdade de filhos consiste em confiar no Senhor: “O ato de fé é uma questão de confiança. É preciso acreditar! Aproxima-te da Misericórdia de Jesus. Não importa tua limitação, tua fraqueza. Confia no Senhor!”, exortou.  


Sobre o dia da Misericórdia, o sacerdote falou em renovar a confiança em Jesus: “Estamos aqui porque queremos entrar nas entranhas Misericordiosas de Jesus. Esse dia da Misericórdia é o dia de renovarmos nossa confiança em Jesus. É o dia da purificação, do perdão, da confissão. É o dia em que o Senhor nos convida a recebermos graças abundantes da sua Misericórdia”, proclamou. Lançando mão das palavras do próprio Jesus à Santa Faustina, concluiu: “Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim”.

A Missa em honra à Divina Misericórdia foi celebrada, às 14h, pelo Pe. Pedro Francisco, da Paróquia de São Sebastião, que inspirado no exemplo de Tomé, e em reforço ao tema do encontro, disse: “Em muitos momentos da vida é preciso crer para ver e não ver para crer”. E finalizou: “Bem aventurados os que creem sem terem visto”.



Na Celebração, todos também puderam testemunhar a cerimônia de renovação de compromisso dos apóstolos da Misericórdia. Para estes, Pe. Pedro fez a seguinte advertência: “Seja apóstolo da Misericórdia, com coragem! Tenha coragem de ir de porta em porta. Seja missionário, divulgue! Faça acontecer; testemunhe a Misericórdia”.


A grande Festa terminou, em clima de muita alegria, com um momento de adoração a Jesus Eucarístico, conduzido pela cofundadora da Crux Sacra e também moderadora geral do Movimento da Misericórdia Josinete Alves.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário