terça-feira, 25 de setembro de 2012

Missa de compromissos dos missionários da Crux Sacra 

Diante do Altar do Senhor e da Santa Igreja Católica, missionários da Comunidade Crux Sacra, das várias cidades da Diocese de Nazaré-PE, assumiram e renovaram o seu compromisso com o Reino de Deus no carisma Crux Sacra: o de Anunciar o Amor libertador de Jesus Cristo crucificado

A Missa de Compromissos aconteceu, sexta-feira, 14 de setembro, na festividade da Exaltação da Santa Cruz, na Paróquia de Santo Antônio do Carpina-PE, e contou com a presença de todos os membros da Comunidade; além de familiares, amigos, representantes da Missão da Solidariedade, sócios, voluntários, apóstolos do Movimento da Misericórdia, pré-discípulos e perseverantes da Crux Sacra, bem como fiéis da comunidade local. 

A solene e festiva Celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Nazaré, Dom Severino Batista, e concelebrada pelos padres Antônio Inácio (Vigário Geral da Diocese de Nazaré e mais novo diretor espiritual da Crux Sacra), Pe. Edjam Santos (Paróquia de Santo Antônio - Carpina/PE), Pe. Cleyton - SDB (Paróquia de São José - Carpina/PE), Pe. Antônio Júnior (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - João Alfredo/PE) e Pe. Alfonso Pontoglio.

Nas suas palavras, em virtude da solenidade da Exaltação da Santa Cruz, e também como resposta, direção e confirmação da parte de Deus para nós, Dom Severino reforçou a necessidade de se apaixonar e se configurar à pessoa de Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. “Nós devemos amar a cruz, o lenho da cruz. Todo cristão deveria andar com a cruz pendurada no peito. Porque todo cristão deve se configurar a pessoa de Cristo. Não podemos, no entanto, levar a cruz somente pendurada no peito, mas levá-la em nosso coração. Partir para a missão de apresentar ao mundo a pessoa de Jesus Cristo. E aqui entra a missão de vocês, jovens, que abraçaram esse nome Crux Sacra (Cruz Sagrada), através da inspiração Divina”, enfatizou. 

Discorrendo acerca das chamadas Novas Comunidades, O Bispo Diocesano afirmou que elas desafiam a vida consagrada dentro da Igreja. “Quem abraça as Comunidades de Vida são a juventude. Dentro dessa realidade de vida, nós temos as dimensões do celibato, do matrimônio e até aqueles que são despertados para a vocação sacerdotal. As Comunidades de Vida estão cheias de vocações. Assim, vocês, seja na comunidade de vida ou aliança, estão dentro de um mundo cheios de serpentes. E nele, como leigos (consagrados) que buscam viver a dimensão da castidade (um dever de todo cristão, na verdade), vocês tem a missão de testemunhar a pessoa de Jesus Cristo”, declarou. 

Além da renovação de compromissos do fundador, Leonaldo Cordeiro, das co-fundadoras, Maria Luiza e Josinete Alves, dos membros consagrados e discipulados da Comunidade; toda a família Crux Sacra acolheu aqueles que, pela primeira vez, fizeram os seus compromissos no discipulado 1, bem como prestigiou a consagração de Lidiane Maria (Carpina-PE), Breno Brito (Nazaré da Mata-PE), Adelmo Lucena (Condado-PE) e Ivaneide (Itambé-PE). Nesta mesma noite, todos os membros da Comunidade receberam o sinal (a cruz peitoral) da Comunidade. 

Segundo Leonado Cordeiro, o acontecimento é histórico por duas razões: em primeiro lugar, por ser a primeira vez que a celebração dos compromissos acontece no dia da Exaltação da Santa Cruz, com a presença de Dom Severino; e segundo, por receberem, também pela primeira vez, a cruz peitoral da Comunidade. 
Para o fundador da Crux Sacra, sua maior alegria é ver a grande fé de homens e mulheres que expressam publicamente o seu desejo de assumir um firme compromisso com o Reino de Deus por meio desse carisma. De uma coisa ele tem certeza: “Deus tem planos e promessas para realizar por meio dessa obra de evangelização”, afirma. 

Leonaldo finaliza suas palavras com um agradecimento e um pedido: “Agradeço a todos e peço que rezem por nós, para que possamos nos manter fiéis ao nosso chamado de doar a vida em prol de Cristo e dos irmãos”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário